Check-in e Check-out
Para iniciar e terminar bem as suas reuniões
O que é?
No início de toda e qualquer reunião é importante alinhar as expectativas e materializar a missão daquele momento, isto valoriza desde o início o alinhamento de expectativas e põe a prova a efetividade das ações preparatórias para a reunião.
A este iniciar, chamamos de Check-in, uma forma de gerar uma energia positiva e direcionada ao resultado esperado, sem esta empatia inicial, perde-se tempo até que todos estejam na mesma batida, engajamento e comprometimento.
Ao encerrar reuniões pedindo um feedback, esperamos que os aprendizados e ajustes empíricos tenham acontecido no transcorrer da reunião, mesmo assim, é importante fechar relembrando os aprendizados e identificando como melhorar no próximo.
A este encerrar, chamamos de Check-out, que deve gerar um sentimento coletivo sobre o valor gerado e no compromisso com seus desdobramentos. Além disso, é importante receber os feedbacks, para que nossas reuniões evoluam e contribuam cada vez mais.
Dicas
Essas dinâmicas ajudam o time a alinhar as expectativas sobre o propósito de cada reunião e no final colher o feedback de todos sobre os principais aprendizados. Esse tipo de dinâmica promove uma empatia e maior conexão entre todos os participantes.
Como fazer:
Check-in: Inicie a reunião de forma descontraída e proponha aos participantes a escreverem em um Post-it um Sentimento e uma Expectativa para aquela reunião.
Inicie a contagem de tempo.
O facilitador deve ler todos os Post-its e explicar aos participantes o que será feito aquele dia, caso exista uma Expectativa errada.
Check-out: No final da reunião, peça para que os participantes escrevam em um post-it o Sentimento em que estão saindo daquela reunião e o principal Aprendizado daquele dia.
Figma
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Pré visualização
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Toolkit
Veja todas as etapas
1. Entendimento
Pergunta/Desafio
Matriz CSD
É/Não é/Faz/Não faz
2. Pesquisa
Mapa de empatia
3. Ponto de vista
Tríade de solução ideal
Dinâmica de atributos
Mapa de oportunidades